http://www.facebook.com/

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Mercadante explora imagens de Dilma e Marisa Letícia na campanha.

Primeira-dama é hostilizada em Carapicuíba

DANIELA LIMA
DE SÃO PAULO

Na manhã de hoje, a primeira-dama, Marisa Letícia, foi às ruas de Carapicuíba (SP) pedir votos para o candidato do PT ao governo do Estado, senador Aloizio Mercadante. À tarde, no horário eleitoral, outra mulher se apresentou ao eleitor como puxadora de votos do petista: Dilma Rousseff, candidata da sigla à Presidência da República.

A presença de duas mulheres ligadas ao presidente Lula no palanque do petista é parte da estratégia do partido para alavancar a candidatura do senador no Estado.

O último Datafolha, divulgado no dia 25, mostrou que Dilma ultrapassou José Serra (PSDB) --seu principal adversário na corrida eleitoral--, em São Paulo. Segundo o levantamento, ela conta com 41% das intenções de votos do eleitorado paulista, contra 36% do tucano. Por causa disso, Mercadante deverá explorar mais a imagem da presidenciável em seu programa eleitoral.

O senador aparece em segundo lugar em pesquisa Datafolha divulgada hoje. O petista subiu quatro pontos percentuais em comparação com levantamento anterior, mas ainda aparece muito longe do primeiro colocado, Geraldo Alckmin (PSDB), que lidera com 54%, contra 20% de Mercadante.

O crescimento do petista na pesquisa é creditada ao início da propaganda eleitoral e ao reforço promovido pelo PT nacional na campanha em São Paulo. Desde a última semana o presidente Lula e Dilma intensificaram as agendas no Estado.

Nesta semana, na ausência do presidente, foi a primeira-dama quem reforçou o palanque do senador petista.

"Estão precisando de votos aqui e eu vim ajudar", disse Marisa na primeira agenda que fez com Mercadante, em Heliópolis, na última terça-feira.

Hoje, ela voltou a circular com o candidato. Amanhã, também aparecerá ao lado dele. "Enquanto tiver campanha eu vou estar aqui", disse Marisa, após fazer caminhada e visitar centro de apoio social em Carapicuíba.

A presença da primeira-dama é estratégica para o PT paulista. Ela aumenta a mobilização em torno da campanha de Mercadante, e passa ao eleitorado uma mensagem de proximidade entre o senador e o presidente.

Na próxima terça-feira Lula desembarcará em São Paulo para agenda oficial. Até o fim de setembro, a presença dele como militante petista no Estado é aguardada por pelo menos mais quatro vezes. O presidente vai priorizar a eleição em São Paulo. Com isso, espera levar Mercadante ao segundo turno da disputa no Estado, e ampliar a vantagem de Dilma, com vistas a liquidar a corrida presidencial já na primeira etapa das eleições.

ABORDAGEM

Logo no início da atividade com Mercadante em Carapicuíba, a primeira-dama foi surpreendida por uma da moradora da região. Assim que se aproximou, a mulher pediu ao candidato ao Senado, Netinho de Paula (PCdoB), que a legislação penal fosse revista. "Quem tem dinheiro sai da cadeia. Quem não tem, fica", protestou.

Pouco depois, a mesma mulher se dirigiu à Marisa: "As coisas não melhoraram tanto como vocês dizem", afirmou. Ela ainda reclamou com o prefeito da cidade, Sérgio Ribeiro, antes de ser afastada. À imprensa, não quis se identificar. Ainda durante a caminhada, muitas pessoas se aproximaram da primeira-dama ao confundí-la com Marta Suplicy, candidata do PT ao Senado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será exibido após aprovado pelo moderador. Aceitamos todas as críticas, menos ofensas pessoais sem a devida identificação do autor. Obrigado pela visita.