http://www.facebook.com/

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Literalmente Nobre! Meu caro Cerveja.

Sidinei Roberto Nobre Júnior

Pelas bandas da Avenida Timóteo Penteado, entrei em um ônibus, umas sete horas da manhã, sentei no primeiro banco ao lado da porta, sei que em outras bandas a porta de entrada do coletivo é atrás, aqui é pela frente, enfim, ali eu presenciei um momento de afloração da revolta instintiva com os velhos atores da política brasileira – e não só com a brasileira – eu e o motorista, não me lembro bem porque, começamos a bater papo sobre um candidato à câmara federal pelo DEM, um cara que após perder uma eleição, ingressou em uma igreja, virou pastor, foi eleito vereador na Capital e agora é candidato a deputado federal em uma “dobrada” com o filho do dono da igreja que é candidato a deputado estadual, o conteúdo da propaganda política deles é igual a nada, bandalheira infelizmente muito comum em nossa cena política.

Em dado momento do papo, o cobrador, até então indiferente a conversa, se manifestou:

- É por isso que eu não voto mais nesta laia; Vou votar no Tiririca e no Netinho, nenhum outro merece meu voto...

Falou com certa altivez, sem medo de errar, porém, ainda assim de forma displicente, somo se falasse de algo tão importante quanto um capítulo de uma novela reapresentada, mas ainda assim sob olhares aprovadores de alguns poucos passageiros.

Disse a ele, que isto seria uma bobagem.

Entenda, votando em candidatos ridículos – que tem como apelo eleitoral, proposta nenhuma, apenas algo cômico ou aparentemente popular, de massa – o eleitor pode pensar que esta dando uma de “gato” e acertando uma paulada nos velhos “ratos” da política tradicional, porém, na verdade, está agindo como um “cachorro adestrado” que, mesmo sem perceber, obedece instintivamente a todos os comandos do seu “dono”, ainda que – com neste caso – isso seja a causa de sua própria desgraça.

No caso de candidaturas esdrúxulas, mas com grande aceitação entre a população, como a do Tiririca, assim como já aconteceu em São Paulo, vários milhares de votos são depositados em uma espécie de voto de protesto ao estilo “Efeito Cacareco”¹; Em um movimento intuitivo, quase infantil, as pessoas votam nas candidaturas mais absurdas, como uma forma de insultar os políticos da velha ordem, mas pelo total desconhecimento da legislação eleitoral, acertam o próprio pé, em um movimento tão inteligente quanto socar sorvete na própria testa.

Veja, a legislação eleitoral considera o voto, como sendo do candidato, mas também do partido, assim, quando este partido ou candidato atinge o coeficiente eleitoral – isso é a quantidade de votos para garantir uma cadeira no legislativo – os votos restantes vão sendo transferidos em cascata para os demais candidatos do partido; Logo se o Candidato Palhaço Cacareco tiver um milhão de votos e o coeficiente for algo em torno de cem mil, além de se eleger, ele elege junto com ele mais NOVE candidatos, isso, exatamente os ratos da velha política que ficaram escondidos atrás do coeficiente e deram uma de gato, O Fato é o seguinte, votando no Tiririca, você elege aquele cara que não merece seu voto e ponto.

O sistema eleitoral brasileiro é um treco estranho, porém o problema real esta em nosso sistema político, eu particularmente vou votar no PSOL – 50, escolhi candidatos de luta, há outros que podem ajudar a mudar esta situação, porém se você acredita que só votar em algum candidato honesto ira transformar o país, você esta sendo tão inocente quanto o cobrador do ônibus que eu peguei hoje de manhã...

Só a luta social pode transformar a sociedade!

Um outro mundo, mais que possível, é urgente e necessário.

Sidinei Roberto Nobre Júnior – Estudante de História da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo

3 comentários:

  1. É corrente a informação que a candidatura deste cidadão (Tiririca), que aparentemente demonstra uma grandiosa ingenuidade e simplicidade, foi idealizada e está sendo bancada pelo que temos de pior na política brasileira, inclusive, relatam que até seu salário fruto do contrato com uma emissora de televisão vem sendo bancado por esta gente. É uma pena que incautos eleitores se deixem enganar por artifícios tão absurdos e mesquinhos, e reconduzam ao poder quem, de fato, deveria ocupar um lugar bem mais apropriado com dimensões bem mais reduzidas. No entanto, elegendo com uma grande votação este candidato reconduzirão ao poder quem não devia; pessoas que agem como serpente esperando tombar suas presas após o golpe fatal e assim se alimentar dos seus restos. Esperemos os resultados das eleições para que dimensionemos o tamanho do estrago que farão com a vitória destas pessoas que, apesar de reconhecermos seus direitos de cidadãos em disputar um cargo público, não obstante suas ignorâncias políticas, utilizam este importante direito em prol de pessoas declaradamente desonestas, ímprobas e desprovidas de qualquer valor moral e ético.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o texto Francisco, mandei por email para todos os meus contatos, acho que é um dos melhores textos sobre a política brasileira que já li!

    Ana Veras
    PMG

    ResponderExcluir
  3. ficou realmente muito bom o texto do cerveja, ele deveria se decidar mais a escrita de belos textos como este que tanto contribue para formação de uma conciencia critica nos trabalhadores e trabalhadoras, mesmo que seja em um longo processo, abraços chico brito.

    ResponderExcluir

Seu comentário será exibido após aprovado pelo moderador. Aceitamos todas as críticas, menos ofensas pessoais sem a devida identificação do autor. Obrigado pela visita.