http://www.facebook.com/

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

STF quer decidir sobre ‘Ficha Limpa’ antes da eleição.

Desde que foi aprovada, a novíssima lei da Ficha Limpa é perseguida por um rol de interrogações. Desvia daqui, enxota dali a lei vai se mantendo em pé.

O grande embate, porém, está por vir. Será no plenário do STF, dono da última palavra em matéria de constitucionalidade.

Ali, as dúvidas que tentam passar a rasteira na Ficha Limpa escondem-se nas páginas das ações movidas pelos fichas sujas.

São duas as questões mais relevantes:

1. A nova lei vale para 2010 ou só para as próximas eleições?

2. Pode a nova lei retroagir no tempo, alcançando as nódoas produzidas no passado dos candidatos?

A má notícia é que os ministros do Supremo estão divididos. A boa nova é que a decisão deve ser tomada até o final de setembro.

"Sem dúvida nenhuma, é bem possível que se julgue antes das eleições", disse, nesta quinta (9), o presidente do tribunal, Cezar Peluso. Melhor assim.

Seja qual for a decisão do STF, convém que ela chegue antes de 3 de outubro. É bom para o eleitor. E também para o Judiciário, que poupa tempo e trabalho.

Há inúmeros casos de “fichas sujas” barrados pelos TREs e pelo TSE. Pendurados em recursos judiciais, eles continuam em campanha.

Se deixarem, vão até as urnas. Eleitos, conquistarão mandatos precários, sujeitos à decisão final do Supremo. A decisão previa evita o aluvião de processos.

Um comentário:

  1. Ficha suja é ficha suja, não importa se sujou hoje, amanhã ou há décadas passada. A Lei trata de Ficha Suja, não importa quando foi suja. Não se trata de retroatividade, mas de situação de fato.

    ResponderExcluir

Seu comentário será exibido após aprovado pelo moderador. Aceitamos todas as críticas, menos ofensas pessoais sem a devida identificação do autor. Obrigado pela visita.