http://www.facebook.com/

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Depois de Roriz, TSE considera Jader Barbalho "ficha suja"

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral decidiram por 5 votos a 2 reconhecer, na noite desta quarta-feira (1), que o deputado federal Jader Barbalho (PMDB-PA), candidato a uma vaga no Senado, tem "ficha suja" – fato que o impede de participar das eleições deste ano. O peemedebista deverá recorrer da decisão no Supremo Tribunal Federal.

Os dois votos contrários foram dos ministros Marcelo Ribeiro e Marco Aurélio Mello. Os demais magistrados seguiram o voto do relator, o ministro Arnaldo Versiani, que acatou o recurso do Ministério Público Eleitoral contra a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) de aceitar o registro da candidatura a Jader Barbalho.

Na ação, o MPE avaliava o parlamentar como inelegível, com base na Lei da Ficha Limpa (LC 135/2010), por ter renunciado para fugir de cassação. Em 2001, Barbalho renunciou ao cargo de senador para escapar de cassação devido a denúncias de participação em desvios de recursos da Sudam (Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia) e do Banpará (Banco do Pará).

Ontem, a Corte deu parecer semelhante ao candidato ao governo do Distrito Federal, Joaquim Roriz (PSC). Diferentemente do caso do DF, o Tribunal Regional Eleitoral do Pará, autorizou o registro da candidatura de Jader, por quatro votos a dois, no último dia 4 de agosto.

O peemedebista, ex-governador do Pará, foi o deputado federal mais votado em seu Estado nas eleições de 2007, com 311.526 votos, equivalentes a 9,99% dos votos válidos, segundo o Tribunal Superior Eleitoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será exibido após aprovado pelo moderador. Aceitamos todas as críticas, menos ofensas pessoais sem a devida identificação do autor. Obrigado pela visita.