http://www.facebook.com/

domingo, 5 de setembro de 2010

Onda Azul: transformando o Datafolha em votos válidos. Serra aparece eleito no 2º turno, 4,4% a frente da petista.

Vários comentaristas gostariam de saber o que representam os percentuais apurados pelo Datafolha, em número de votos para cada candidato. Pois bem: a tabela abaixo mostra isso. Amplie para ler. Como foi feita a tabela? Simples! Pegamos o número de eleitores de cada região do país, de acordo com os dados de 2010, do TSE; retiramos as abstenções, nulos e brancos, obtendo o percentual de votos válidos de 2006, nas eleições presidenciais de primeiro turno; aplicamos o percentual de 2006 em cima do número de eleitotes de 2010. Claro que os números vão mudar de 2006 para 2010, mas é a projeção mais correta que pode ser feita, neste momento. Observem que, em números absolutos, José Serra lidera com 2% acima de Dilma Rousseff. Exatamente o que o Datafolha apontou. E esta diferença dá quase 2 milhões de votos.

Para o segundo turno, no entanto, aplicando-se as mesmas premissas, José Serra aparece 4,4% à frente de Dilma Rousseff, uma vantagem de 4,3 milhões de votos. Isto o Datafolha não mostrou, pois deu 47% a 45%. Vejam abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será exibido após aprovado pelo moderador. Aceitamos todas as críticas, menos ofensas pessoais sem a devida identificação do autor. Obrigado pela visita.