http://www.facebook.com/

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Tribunais criam guias sobre relação com a mídia.

TJ-SP e TJ-MG orientam juízes sobre papel da imprensa.

Todos os integrantes do Judiciário do Estado de São Paulo receberão um manual com orientação e "dicas" sobre como a magistratura deve se relacionar com a imprensa.

O "Guia Prático de Relacionamento Magistratura e Imprensa" é fruto do trabalho da Comissão de Imprensa e Comunicação do TJ-SP, composta pelos desembargadores Carlos Teixeira Leite Filho (presidente), Marco Antonio Marques da Silva e Décio de Moura Notarangeli.

Segundo informa a assessoria de imprensa do tribunal, o presidente do TJ-SP, desembargador Antonio Carlos Viana Santos, considera "não só fundamental, como estratégico, um permanente canal de comunicação junto aos órgãos de imprensa para divulgação de fatos retirados de julgados que possuam relevância social, econômica, política ou jurídica".

“Temos excelentes magistrados e servidores e precisamos dar visibilidade ao trabalho realizado”, diz Viana Santos.

Ainda segundo a assessoria, "o guia não tem a pretensão de ditar regras aos magistrados paulistas".

"Ele foi criado para orientar sobre a importância de se divulgar decisões de interesse público e ações positivas realizadas pelo Judiciário, objetivando sempre o benefício do jurisdicionado, do Poder Judiciário e da imprensa".

Recentemente, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais anunciou a elaboração do seu "Guia Mídia do Judiciário".


"O relacionamento do Judiciário com a imprensa é um canal permanente e de mão dupla que deve ser pautado pelo respeito, confiança e credibilidade. Para que isso aconteça, é preciso conhecer um pouco a natureza e as especificidades dos veículos de comunicação, bem como o modo de trabalho, o papel e as funções de cada um dos agentes desse processo de comunicação", informa o site do TJ-MG.

A intenção do tribunal mineiro é "mostrar um pouco sobre esse 'outro lado', de forma a permitir um bom relacionamento com os profissionais de jornalismo e um melhor aproveitamento das oportunidades de posicionamento do Judiciário através da mídia".

O Blog não analisou as duas peças, mas considera saudável a iniciativa dos dois tribunais estaduais de ampliar os canais de comunicação com a mídia, em benefício da sociedade.

Fonte: http://blogdofred.folha.blog.uol.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será exibido após aprovado pelo moderador. Aceitamos todas as críticas, menos ofensas pessoais sem a devida identificação do autor. Obrigado pela visita.