http://www.facebook.com/

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Cinco anos após denúncia do mensalão, Jefferson diz que Lula deve sucesso a ele.

A dias do marco de cinco anos da entrevista que detonou o maior escândalo do atual governo, o ex-deputado e presidente do PTB, Roberto Jefferson, avalia que contribuiu para a alta popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao afastar do Palácio dos Planalto os envolvidos no suposto esquema de compra de apoio no Congresso.

Em entrevista ao UOL Notícias, Jefferson disse ainda não guardar ressentimento após a turbulência política de 2005, que derrubou a cúpula do PT, ministros do governo federal, dirigentes de estatais e empresas privadas e parlamentares, incluindo ele próprio. Mesmo com críticas a Lula – aliou-se ao PSDB para tentar eleger José Serra para a Presidência da República – ele diz ter ajudado a gestão do petista.

“Eu livrei o governo dele do José Dirceu, [Luiz] Gushiken, [José] Genoino, Marcos Valério, Delúbio [Soares]. Ele me deve uma janta. O governo dele cresceu a partir daí”, afirmou, referindo-se ao ex-ministro da Casa Civil, ao ex-secretário de Comunicação, o ex-presidente do PT, o empresário que intermediava o esquema e o ex-tesoureiro petista.

Ao comentar sobre a suspeita do presidente de que o escândalo do mensalão foi uma tentativa de golpe promovida pela oposição, Jefferson ironizou: “Havia um cinturão em torno do Lula, ninguém chegava. Batia todo mundo no Zé Dirceu. Depois que ele se libertou disso, cresceu. A conspiração foi a favor dele porque eu o protegi o tempo todo.”

Jefferson disse também que sempre reiterou que Lula não sabia sobre a ação de membros do governo para comprar apoio de parlamentares – o que depois foi transformado na tese de que teria havido apenas crime eleitoral.

“O presidente foi surpreendido por mim. Nunca mudei isso. Não houve conspiração contra o governo dele. Houve contra pessoas que no governo dele tomavam esse tipo de atitude e faziam essa prática”, disse o presidente do PTB, que não voltou a ver Lula nem Dirceu depois de deixar a Câmara, cassado por quebra de decoro. Ele não poderá disputar eleições até 2018.

Prevaricação
O ex-deputado, que admite ter cometido crime eleitoral em 2004, afirmou que na denúncia encaminhada ao STF sobre o caso falta o nome do presidente. Para Jefferson, que atuou como advogado criminalista, Lula “deu uma mexida” ao sacar Dirceu e Gushiken do governo, mas preferiu proteger o PT a corrigir o problema.

“No mínimo ele prevaricou. O caso era na Câmara. Ele manda para o presidente da Câmara [na época João Paulo Cunha, do PT de São Paulo] que, descobrimos depois, apanhou dinheiro do mensalão e está denunciado por isso. Varreu o lixo para baixo do tapete. Ele não tomou nenhuma atitude que deveria ter tomado”, disse.

O Palácio do Planalto informou, por meio de assessoria de imprensa, que Lula não vai comentar as declarações do presidente do PTB e que o depoimento do mandatário sobre o caso já foi encaminhado ao STF (Supremo Tribunal Federal) no mês passado.

Na resposta ao questionário feito pelo Ministério Público Federal, Lula reconheceu recentemente que ouviu um alerta de Jefferson em março de 2005 sobre o suposto esquema de compra de congressistas da base aliada. O Ministério Público questionou se o presidente soube do mensalão por outra pessoa. O plenário do STF rejeitou pedido da defesa de Jefferson para incluir Lula entre os réus do processo.

Apesar da turbulência de 2005, Jefferson garante que “os ódios ficaram no passado”. “Quem vive de ódio enxerga para trás e não consegue ver o futuro. Isso passou. Foi aquele momento de enfrentamento, os ódios, esses instintos primitivos estavam muito acesos”, disse ele, referindo-se à célebre frase que usou ao se referir a Dirceu. Procurado pela reportagem, o ex-ministro não foi encontrado.

“Mas graças a Deus isso está plenamente superado. Isso aí não existe mais, passou. Não tenho nenhum ódio ou ressentimento do José Dirceu. Só não falo com ele. Deus me poupou do dissabor de encontrá-lo”, resumiu. Perguntado sobre se tem ressentimentos em relação a Lula, insistiu: “Ele me deve uma janta”.

Veja a íntegra da entrevista:
http://noticias.uol.com.br/politica/2010/06/02/cinco-anos-apos-denuncia-do-mensalao-jefferson-diz-que-lula-deve-sucesso-a-ele.jhtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será exibido após aprovado pelo moderador. Aceitamos todas as críticas, menos ofensas pessoais sem a devida identificação do autor. Obrigado pela visita.