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segunda-feira, 28 de junho de 2010

Orelhões e pontos de ônibus estão mal conservados.

O que fazer quando você vai realizar uma ligação em um telefone público e ele está quebrado? Ou ainda sujo, pichado ou coberto de pequenos anúncios dos mais diversos tipos. Agora pense em outra situação, imagine chegar a um ponto de ônibus em um dia chuvoso e simplesmente ficar a míngua, porque o equipamento está quebrado, sem telhado, ou simplesmente não existe.

Essa situação é vivenciada por diversas pessoas em todas as regiões do município, desde o Centro até os bairros mais afastados.

O Diário de Guarulhos andou pelas ruas e avenidas da cidade para realizar um raio-x do estado de conservação dos pontos de ônibus e telefones públicos, constando as reclamações dos usuários desses equipamentos públicos.

Nas paradas de ônibus, o principal problema é a pichação, o acumulo de sujeira e a depredação que danifica os assentos e por vezes a cobertura dos pontos. Os usuários do transporte público também reclamam da falta da estrutura de cobertura na maioria dos pontos da cidade.

A preparadora física Juliana Okida, 25 anos, disse que vê na maioria da cidade apenas um poste com a identificação da parada do coletivo e que não tem conhecimento de como pode solicitar a instalação do equipamento.

Os telefones públicos também estão entre os equipamentos mais depredados. Segundo a Telefônica, concessionária responsável pelo serviço de telefonia na cidade, dos 250 mil orelhões em todo o Estado, aproximadamente 25% sofrem algum tipo de vandalismo.

A empresa afirma que gasta todo mês R$ 1,6 milhão para recuperar os aparelhos danificados. Segundo a instituição, embora a depredação não seja visível em muitos casos, o telefone pode apresentar defeito devido a pancadas, introdução de materiais estranhos e outros atos capazes de provocar problemas nos aparelhos.

A estudante Thais Oliveira, 18 anos, afirma que utilizar os orelhões é uma missão difícil, porque a maioria dos aparelhos não funciona ou não apresenta condições mínimas de higiene.

Ela disse que o problema, sem dúvida, está ligado à falta de consciência da população que destrói os bens públicos, mas adverte que os órgãos responsáveis deveriam realizar manutenções constantes nos equipamentos públicos.

A jovem disse ainda que sente falta da divulgação de canais de comunicação abertos com a prefeitura que permitam reclamações e solicitações de reparos e instalações de pontos de ônibus nos bairros da cidade.

Prefeitura e Telefônica realizam manutenção

A Secretaria de Transportes e Trânsito (STT) afirma que o principal motivo das reformas e substituições é a depredação. Por este motivo, é feito o monitoramento constante das condições dos pontos de parada.
A STT ressalta que a colaboração da população é importante para coibir condutas inadequadas, principalmente nos pontos de maior concentração de passageiros.

Para solicitar reparos, o órgão disponibiliza o telefone 2402-6221 e o e-mail faleconosco@guarulhos.sp.gov.br, para informar a localização dos abrigos que necessitem ser reformados ou substituídos.

A Telefônica afirma que no município existem 6.811 telefones públicos, dos quais em média 25% deles sofrem algum tipo de vandalismo.

A empresa disse que investe em ações para o combate ao vandalismo por meio de instalações de dispositivos de segurança, atualização constante de software e troca de componentes. Para denúncias, manutenção e reparos, a Telefônica disponibiliza o telefone 103.

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