http://www.facebook.com/

quinta-feira, 24 de junho de 2010

CPI no Senado investigará ONGs ligadas ao PT denunciadas por vereador PPS.

Foto: Assessoria do parlamentar

Senador garantiu a vereador do PPS que CPI vai investigar o caso.

Por: William Passos

O presidente da CPI das ONGs no Senado Federal, Heráclito Fortes (DEM-PI), garantiu que a comissão irá tomar providências em relação às denúncias apresentadas contra duas entidades sociais de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, que teriam sido usadas pelo atual prefeito, que é do PT, para abastecer um grande esquema de caixa dois.

A documentação, contendo mais de 500 páginas e que está sendo alvo de uma investigação do Ministério Público paulista, foi entregue, nesta quinta-feira, à CPI pelo vereador Ricardo Rui (PPS). Ele é um dos autores do pedido de impeachment do prefeito Sebastião Alves, que também presidiu a Casa de Cultura Água e Vida e o Instituto de Promoção Social Água e Vida, alvos das denúncias de irregularidades. Atualmente, as instituições estão sob gestão de familiares dele.

Heráclito, segundo relato do vereador do PPS, considerou o caso como um dos mais graves. “É o caso mais explícito. E o de fratura mais exposta até agora”, disse o senador a Ricardo Rui.

Fundadas em 2001, as duas ONGs receberam até o ano passado R$ 37 milhões, que foram repassados pela prefeitura de Guarulhos, a partir de transferências federais. Os recursos deveriam ser aplicados em projetos sociais, principalmente na área da saúde, mas conforme as denúncias em apuração, somente parte do dinheiro foi utilizada.

Uma das fraudes consistia em contratar número bem menor de médicos do que aquele previsto no projeto, cujos recursos na sua totalidade já tinham sido transferidos à Água e Vida. A “sobra” irrigaria um duto de campanha do PT, tendo como beneficiário Sebastião Alves.

A CPI em Brasília entrou no caso, após inúmeras tentativas de se fazer com que a Câmara de Vereadores de Guarulhos apurasse o escândalo. O motivo é simples: a base governista bloqueou qualquer tentativa de se investigar as denúncias contra o petista que conta com 30 das 34 cadeiras naquele legislativo.

O vereador do PPS relatou ainda que o Senado irá preparar requerimentos de convocação para ouvir os envolvidos.

“A nacionalização do caso pode dar celeridade à apuração dos fatos. Saindo o tema daquele miolo ali e trazendo para o Congresso Nacional, já que envolve recursos federais, acreditamos na evolução das investigações”, disse Rui.

Ainda conforme documentos apresentados pelo parlamentar do PPS à CPI, as irregularidades na gestão das ONGs de Guarulhos também são objeto de análise da Procuradoria Geral da República (PGR).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será exibido após aprovado pelo moderador. Aceitamos todas as críticas, menos ofensas pessoais sem a devida identificação do autor. Obrigado pela visita.