http://www.facebook.com/

terça-feira, 29 de junho de 2010

Câmara aprova plano de carreira de professores da rede municipal.

Professores exibem cartazes antes da aprovação de PCCS, ontem à tarde
Rodrigo Sousa Da Redação Ao som de vuvuzelas os professores da rede de ensino municipal, presentes hoje na galeria da Câmara, comemoraram a aprovação do seu Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS). Foram 30 votos favoráveis e nenhum contrário. Após a confirmação do resultado a multidão de docentes explodiu aos gritos, com muita alegria.
Para Regina Fernandes, representante do Grupo de Trabalho dos Professores de Educação Básica (GT-PEB) a aprovação do projeto é um importante passo na luta dos professores. “Lutamos por isso há mais de um ano e finalmente fomos recompensados. Estamos sendo valorizados para continuar com o belo e eficiente trabalho que já realizamos na sala de aula”, disse.
Segundo Regina, “o plano não é perfeito, mas corrige várias injustiças e distorções existentes na lei atual”. Para a educadora um dos pontos mais importantes do processo foi a forma democrática e participativa como o documento foi elaborado. “O texto que foi aprovado teve a participação de todas as partes envolvidas e isso é muito gratificante, pois pela primeira vez pudemos usar nossa experiência para ajudar a melhorar nossa situação profissional”, disse Regina.
Para a vereadora e também professora, Marisa de Sá (PT), o momento deve ser comemorado, pois mostra a preocupação do Executivo e Legislativo com a classe. “Isso mostra que o profissional está tendo seu trabalho reconhecido, uma característica da atual administração”, disse.
O líder do governo no Legislativo, vereador Zé Luiz, que muito lutou para que o projeto fosse aprovado estava emocionado com o resultado. “Sabíamos que isso ia acontecer, mas é muito gratificante momentos como esse, pois mostra uma das principais características dessa administração, que é a valorização do profissional. Com certeza nossos educadores saem daqui hoje com a autoestima mais elevada e isso reflete na qualidade do ensino por eles prestada”, disse o petista.
REPERCUSSÃO
Por pouco a alegria dos professores não vira tristeza devido à falta de parecer da Comissão do Funcionalismo Público, o que impossibilitaria a votação.
Como os vereadores Geraldo Celestino (PSDB) e Ricardo Rui (PPS), que fazem parte da comissão, não estavam presentes cogitou-se a possibilidade da votação não acontecer.
Habilmente os governistas se utilizaram dos artigos 228 e 229 do Regimento Interno que autoriza, em caso de urgência, que votações ocorram sem a assinatura das comissões, possibilitando a votação.
Procurado pelo Diário de Guarulhos, o vereador Geraldo Celestino disse que estava em tratamento de saúde e não pode comparecer na sessão. O líder da oposição confirmou que hoje irá entra entrar com mandado de segurança cancelando a sessão. Caso isso ocorra, a aprovação do plano de carreira dos professores torna-se inválida. “Não somos contra os professores, mas não podemos ir contra a lei. A comissão tem cinco dias para analisar o projeto e queriam que fizéssemos isso em 24h. Não irei infringir a lei para agradar o prefeito’” disse. Celestino garantiu que “os professores podem ficar tranquilos, pois o projeto será votado, mas dentro da legalidade”.
Professores poderão se reciclar por meio de convênios da prefeitura
Cerca de 4.700 profissionais da Educação serão beneficiados com a aprovação, principalmente com relação a aumento de salário.
Os professores com Magistério, em início de carreira, que antes recebiam R$ 880,00 por mês passarão a receber R$ 1.657,65. Os docentes também terão uma mudança no tempo de trabalho pedagógico, que será melhor escalonado. Docentes não graduados também poderão se especializar por meio de convênios firmados entre a prefeitura com faculdades de pedagogia.

2 comentários:

  1. Adorei essa notícia! Viva a classe dos professores!
    Sou recém formada e não vejo a hora de prestar concurso, passar e realizar o meu sonho, de ter um salário digno fazendo o que amo.

    ResponderExcluir
  2. Boa Sorte Luciana, apesar das agruras é uma carreira gratificante pela importância que representa.

    ResponderExcluir

Seu comentário será exibido após aprovado pelo moderador. Aceitamos todas as críticas, menos ofensas pessoais sem a devida identificação do autor. Obrigado pela visita.