http://www.facebook.com/

quarta-feira, 19 de maio de 2010

FICHA LIMPA: CCJ do Senado pode votar projeto na quarta.


Projeto da ‘ficha limpa’ deve ser votado nesta quarta.

Já aprovado na Câmara, o projeto que inibe as candidaturas de políticos condenados deve ser votado no Senado ainda nesta quarta (19).

A votação depende de resposta da direção da Casa a uma consulta –“questão de ordem”, no jargão parlamentar— formulada pelo líder tucano Arthur Virgílio (AM).

Virgílio propõe que o projeto da “ficha limpa” fure a fila de votações, passando à frente de MPs (medidas provisórias) e do pacote do pré-sal.

As MPs e os projetos que carregam o selo da urgência constitucional, como os do pré-sal, têm precedência sobre os demais. Eles “trancam a pauta”, como se diz.

Na Câmara, Michel Temer (PMDB-SP) adotou procedimento que amolece o bloqueio.

Quando submetidos à necessidade de votar emendas à Constituição ou leis complementares, os deputados convocam sessões extraordinárias.

Escorado num acordo de líderes, Virgílio deseja que, para apressar a votação do “ficha limpa”, o Senado faça o mesmo. Daí a consulta à Mesa diretora.

No exercício da presidência, Marconi Perillo (PSDB-GO) ficou de responder a Virgílio na manhã desta quarta. Encomendou um parecer à assessoria jurídica do Senado.

Se a resposta for negativa, pode ser revertida pelos próprios senadores, numa votação em plenário.

Perillo disse que deseja votar o “ficha limpa”. Entre os líderes, não houve quem se animasse a fazer oposição explícita à iniciativa.

Na semana passada, o líder de Lula no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), dissera que o “ficha limpa”, projeto de iniciativa popular, era uma prioridade da sociedade, não do governo.

Nesta terça (18), Jucá deu meia volta. Com a caixa de e-mails atulhada de mensagens acerbas, disse que também deseja aprovar a matéria.

Se não houver alterações ao texto que veio da Câmara, a coisa vai à sanção de Lula. Restará, então, decidir se as novas regras são ou não aplicáveis ao pleito de 2010.

Para eliminar a dúvida, Virgílio protocolou no TSE uma consulta. Quer que o tribunal informe se o prontuário asseado vale para já ou só para a próxima eleição.

Se a vigência for imediata, políticos condenados em decisões colegiadas (tribunais de segunda instância) não poderão se candidatar.

A menos que obtenham sentença que suspenda a condenação, serão considerados inelegíveis por oito anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será exibido após aprovado pelo moderador. Aceitamos todas as críticas, menos ofensas pessoais sem a devida identificação do autor. Obrigado pela visita.