http://www.facebook.com/

terça-feira, 6 de julho de 2010

Agaciel Maia, protagonista dos atos secretos, é candidato a deputado no DF.

Ex-diretor-geral do Senado foi exonerado em março de 2009 sob acusação de ocultar da Justiça um imóvel avaliado em R$ 4 mi.

Carol Pires, do estadão.com.br

BRASÍLIA - Protagonista do escândalo dos "atos secretos" no Senado, o ex-diretor-geral da Casa, Agaciel Maia, é um dos candidatos registrados, na última segunda-feira, 5, para concorrer a uma das 24 vagas na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Maia foi inscrito pelo PTC.

Nomeado diretor do Senado na primeira das três vezes em que o senador José Sarney (PMDB-AP) presidiu a Casa, Agaciel Maia ficou no cargo por 14 anos, até ser exonerado, em março de 2009, sob acusação de ocultar da Justiça um imóvel avaliado em R$ 4 milhões. Desde então, está lotado no Instituto Legislativo Brasileiro, órgão ligado ao Senado.

Os atos secretos eram editatos para nomear aliados políticos de senadores, aumentar rendimentos de servidores e criar cargos. Agaciel Maia respondeu processo administrativo no Senado pela acusação de ser responsável pela ocultação dos atos, mas só foi condenado a ficar 90 dias afastado do serviço. Ele nega ter cometido qualquer irregularidade no tempo em que comandou a administração do Senado. O caso também é investigado pelo Ministério Público

Agaciel Maia pretendia, inicialmente, concorrer a deputado federal. Mas, segundo o presidente do PTC em Brasília, Divino Osmar Nascimento, o partido não conseguiu coligação para a eleição federal e, por isto, não conseguiria votos suficientes para elegê-lo. Na eleição para distrital, o PTC se coligou com o PRP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será exibido após aprovado pelo moderador. Aceitamos todas as críticas, menos ofensas pessoais sem a devida identificação do autor. Obrigado pela visita.