http://www.facebook.com/

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Feirantes são contra mudança de local no Jurema.

Deisy de Assis - Foto: Ana Paula Almeida 01/07/2010 09:30


A idéia é que a feira que acontece na avenida Jurema seja transferida de local, mas isso não agradou os permissionados.

Os permissionados da feira livre realizada às quartas-feiras na avenida Jurema, no Parque Jurema, região do Pimentas, colocam-se contra a transferência da feira para outro local, como propõe a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, passando a funcionar no trecho entre as ruas Jacira e Jandira. A mudança foi pedida pelos comerciantes locais, que se sentem prejudicados em dias de feira.

O assunto está sendo discutido há três anos entre os feirantes, a Associação do Comércio e da Indústria de Pimentas e Bonsucesso (Acipib) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SDU). Os comerciantes alegam ser prejudicados com a feira, que tem cerca de 30 anos e conta com 60 bancas, ao perderem lucros em quatro dias de cada mês.

Os feirantes, junto ao Sindicato dos Feirantes de Guarulhos, se colocam contra a mudança. "Vamos lutar para permanecer neste trecho da avenida Jurema, pois chegamos antes dos comércios e temos os mesmos direitos", disse Hélio Massaaki, presidente do Sindicato. Ele destaca que a classe está aberta para negociações e readequar a feira livre. "Queremos que fique bom para ambas as partes", ressaltou.

A frase de Massaaki também é mencionada pelo presidente da Acipib, Jorge Ferro. Ele afirma que já havia sido definido que a feira seria transferida para outro trecho da avenida, entretanto, por conta de um mal entendido, a SDU teria encaminhado a feira livre para outro endereço, na rua Rio Jutaí. O presidente do Sindicato dos Feirantes, porém, mencionou não ter conhecimento deste fato e que a mudança ainda está em negociação.

Impasse - Com isso, o assunto está gerando polêmica, ainda entre os próprios comerciantes. Os responsáveis pelos estabelecimentos localizados no trecho da avenida que deve receber a feira organizaram um abaixo-assinado na tentativa de evitar a mudança, documento que foi entregue ao sindicato do feirantes.

"A realidade é que com a mudança para outro trecho, o problema somente será transferido, já que nesta outra parte da avenida também há comércios, inclusive um supermercado", destaca o dono de uma loja de móveis, Wilson Duarte, que está no local há 15 anos.

Questionada a respeito, a SDU informou que será agendada uma nova reunião para tratar do assunto.

2 comentários:

  1. O grande problema é que existem muitos "empresários" que tentam impingir as feiras-livres uma condição de empresas mambembe, de segunda categoria, desorganizadas e sem importância. Ledo engano! Pensam e age assim por desconhecerem a importância daqueles equipamentos, por ignorância, justamente por desconhecerem o papel das mesmas com relação ao abastecimento e as funções sociais e culturais que representam. Não tenho dúvidas que a feira-livre é muito mais importante do que muitos comércios estabelecidos, muitos deles desrespeitando a legislação e os próprios clientes. A feira é importante em vários aspectos e merece o devido respeito, não se pode utilizar de interesses pessoais, políticos e mesquinho para atacar uma atividade importante como é a feira-livre. Esse papo que a feira livre é uma forma ultrapassada de comércio é pura balela, que tem problemas com a higiene! Outra balela, só para relembrar, um importante hipermercado teve sua filial em Guarulhos fechado pela vigilância sanitária por motivos graves relacionados à higiene e conservação de alimentos, sabemos que permanecem com condutas inadequadas, muitos outros comércios que manipulam e comercializam produtos de alimentação, no entanto, permanecem incólumes. A feira-livre é itinerante, eficiente, o comércio mais fiscalizado do município e demonstra uma grande capacidade de, em poucas horas, realizar suas atividades e devolver o equipamento público após um relevante serviço oferecido a população.

    ResponderExcluir
  2. SOU MORADOR NO BAIRRO HA MAIS DE 30 ANOS, E SABEMOS OS TRANSTORNOS QUE ESTA FEIRA TRAZ A TODOS, TODAS AS 4 FEIRAS. FIZEMOS UM LEVANTAMENTO TÉCNICO E NÃO POLITICO, SE PREOCUPANDO APENAS COM A QUALIDADE DE VIDA DO BAIRRO E PRESERVAR A FEIRA., E ACHAMOS QUE A MESMA DEVERIA MUDAR-SE PARA A "RUA TELES PIRES" PARTINDO DA PRAÇA DO VERDE (RUA JOSÉ INACIO), A FEIRA COMEÇARIA A PARTIR DA RUA MIRAPIRANGA E FINDANDO NA RUA PIRAJUSSARA (veja pelo Google Earth). COM FARTO ESTACIONAMENTO NAS RUAS LATERAIS, SEM PREJUDICAR O TRANSITO PRIMARIO DO BAIRRO, FICANDO A MESMA CENTRALIZADA NO BAIRRO E PROXIMO AV JUREMA.

    VALDO APOLINARIO
    valdoapolinario@hotmail.com

    ResponderExcluir

Seu comentário será exibido após aprovado pelo moderador. Aceitamos todas as críticas, menos ofensas pessoais sem a devida identificação do autor. Obrigado pela visita.