http://www.facebook.com/

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Juiz anula licitação do transporte e manda MP investigar Gonçalo e Almeida.

Antonio Boaventura - Foto: Ana Paula Almeida

O processo de licitação determinava a exclusão de 215 permissionários do serviço.

Prestadores de serviço do transporte alternativo conquistaram o direito de permanecer no sistema. O processo de licitação n. 02/2010, realizado pela Secretaria de Transporte e Trânsito e que determinava a exclusão de 215 permissionários do serviço, está anulado sob alegação de inconstitucionalidade nas exigências publicadas no edital. A informação consta no Diário Eletrônico do Tribunal de Justiça do Estado (TJ-SP) desta terça-feira.

A sentença foi proferida pelo juiz José Roberto Leme Alves de Oliveira, 1ª Vara de Fazenda Pública, na última sexta-feira. Após decisão, ele indicou o promotor Zenon Lotufo Tertius para investigação do processo e cumprimento da determinação judicial. Em sua decisão, ele esclarece que os contratos não poderiam ser assinados por conta das irregularidades que constam na portaria n. 40/2010 - revogada no dia seguinte.

Ainda no documento, Alves classificou como atrevido o comportamento do secretário de Transporte e Trânsito ao continuar com a tentativa de implantação do novo sistema. "Tal raciocínio é tão óbvio que chega a ser surpreendente a audácia demonstrada pela autoridade impetrada (José Evaldo Gonçalo), que tentou, pelo justo e pelo injusto, e até comprometendo com seus atos o prefeito ao dar início a execução de contratos que jamais poderiam ter assinados".

Com a anulação do processo de licitação, Keli Marques Liberato, advogada que representa os permissionários excluídos, e Mirtes Lilia Fávero, cooperada da Santa Emília, afirmam a existência de apenas um processo, o de número 35878/2010, para permanência dos prestadores no sistema. "Estaremos solicitando também a anulação dos 300 contratos assinados no dia 17 de agosto no Adamastor", destaca Keli.

Coação - Segundo Mirtes, prestadores de serviço aprovados na licitação teriam de concordar com as exigências estabelecidas por Gonçalo para continuidade no sistema. "Durante o processo da concorrência pública foram impostas condições para que os perueiros possam permanecer trabalhando sem perseguição, tais como financiar os veículos pela Caruana Financeira e a compra exclusiva dos chassis da Volkswagen".

A representante da Cooperativa Santa Emília destaca que, caso não atendida estas exigências, o permissionário poderá encontrar dificuldades para aprovar seu veículo na vistoria.

"Quem não adquirir seus carros nestas condições terá dificuldade para obter aprovação na vistoria. ", finaliza.

Almeida e Gonçalo podem incorrer em crime de responsabilidade

Despacho proferido pelo juiz da 1ª Vara de Fazenda Pública pontua que as decisões de Gonçalo e do prefeito Sebastião Almeida são crimes de responsabilidade e ainda pede para que o representante maior do Poder Executivo seja intimado pessoalmente. A determinação menciona ainda que Almeida "se abstenha de assinar novos contratos dessa natureza, sob pena de incorrer em crime cuja pena é de três meses a três anos de detenção, e cuja condenação definitiva, acarreta a perda de cargo e a inabilitação, pelo prazo de cinco anos, para o exercício de cargo ou função pública, eletivo ou de nomeação.

"(...)houve notícia de descumprimento da liminar, o que motivou, naqueles autos, a intimação do Prefeito e do Secretário de Transportes, que ficaram bem cientes das consequências da desobediência àquela decisão judicial, mas mesmo assim insistiram em dar prosseguimento à licitação (...)", determina o juiz José Roberto Leme Alves de Oliveira.

Fonte: GuarulhosWeb

2 comentários:

  1. Infelizmente a administração do PT insiste em passar por cima de tudo, inclusive da Lei! E depois ficam falando em tapetão? Imaginemos este pessoal em um governo ditatorial o que não fariam!

    ResponderExcluir
  2. Estamos vivendo uma das piores formas de ditadura, ou seja, a ditadura da caneta. Tem aparência de democracia, mas desta gozam apenas os amigos do rei. Aos opositores... restam as masmorras que na atualidade nada mais são do que a implacável e manifesta perseguição política (de todas as formas). Estamos vivendo na era da manutenção do Poder pelo Poder, custe o que custar. Estamos perdendo a coragem de nos indignarmos com as maracutaias orquestradas pelo Governo Petista, pois já sabemos que o escândalo de hoje é maior que o de ontem, contudo, menor do que o de amanhã. Escândalos caracterizados pela certeza de impunidade ocorridos em todos os oito anos de governo.

    ResponderExcluir

Seu comentário será exibido após aprovado pelo moderador. Aceitamos todas as críticas, menos ofensas pessoais sem a devida identificação do autor. Obrigado pela visita.