http://www.facebook.com/

sábado, 17 de julho de 2010

Guarulhos cria programa de incentivo à agricultura urbana sustentável.

Os pequenos agricultores de Guarulhos (Grande São Paulo) ganharam nesta semana um programa de incentivo que visa a promoção da produção sustentável, substituindo o uso de agrotóxicos por técnicas naturais de cultivo dos alimentos. Por meio do Programa Agricultura Urbana, os produtores que dependem da agricultura como principal fonte de renda agora têm acesso a capacitação, treinamento e assistência técnica.

Desenvolvido pelo Fundo Social de Solidariedade de Guarulhos, o programa conta hoje com 56 agricultores já cadastrados, que receberão acompanhamento durante várias etapas, como a produção, a distribuição, a comercialização e até o consumo dos alimentos.

O principal objetivo do Programa Agricultura Urbana é preparar os agricultores para ajudar a suprir as demandas de abastecimento dos programas sociais da cidade, como os Restaurantes Populares, o Banco de Alimentos e a Alimentação Escolar.

De acordo com o coordenador do programa, Carlos Artur, parte da produção municipal é atualmente destinada ao abastecimento da Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo). “A cidade ainda possui áreas que podem ser utilizadas para pequeno e médio cultivo, voltados ao mercado local e regional”, explica.

Pequenos produtores

A agricultura familiar responde no Brasil por sete de cada 10 empregos no campo, e por cerca de 40% da produção agrícola. Segundo o IBGE, 75% dos produtos que compõe a mesa dos brasileiros, têm sua origem nas pequenas propriedades.

Em Guarulhos, um cadastro realizado em 2003 registrou cerca de 130 produtores agrícolas, que utilizam, na grande maioria, mão-de-obra familiar. Estes agricultores são responsáveis pela produção de hortaliças, folhosas e mel, e pela criação de animais de pequeno e grande porte, como caprinos, suínos, aves e gado leiteiro.

4 comentários:

  1. gostaria de saber onde posso encontrar fornecedores de hortaliças de pequeno porte

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela visita!
    Segue o e-mail do Sr. Carlos responsável pelo programa, provavelmente ele pode responder sua pergunta, no entanto, tenho conhecimento que na região de Atibaia pode se encontrar vários fornecedores. Seguindo pela a rodovia Fernão Dias, após Terra Preta, no primeiro retorno, existem alguns fornecedores.

    cartursalgado@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Gostaria De Saber Se Vocês Mexe com Esterco Para o Plantio ,
    Sou De Cabreúva Sp Interior De Sp e Mexo Com Esterco De Galinha

    Qualquer Duvidas
    Fone:(11) 4528-4563
    Cel:(11)9360-6420

    ResponderExcluir
  4. Gostaria De Saber Se Vocês Mexe com Esterco Para o Plantio ,
    Sou De Cabreúva Sp Interior De Sp e Mexo Com Esterco De Galinha

    Qualquer Duvidas
    Fone:(11) 4528-4563
    Cel:(11)9360-6420

    ResponderExcluir

Seu comentário será exibido após aprovado pelo moderador. Aceitamos todas as críticas, menos ofensas pessoais sem a devida identificação do autor. Obrigado pela visita.